No Record International Masters Futsal, esta sexta-feira foi destinada ao fórum de discussão da modalidade, naquela que foi a primeira edição do Record Summit Masters Futsal, evento que partilhou e espalhou conhecimento e sabedoria através dos principais protagonistas do treino, nomeadamente os seis treinadores presentes no torneio e que fechou ainda com a intervenção do atual selecionador nacional, Jorge Braz, precisamente no dia em que celebrava o seu 51º aniversário, e que por isso foi alvo de festa por parte da organização, com direito a bolo e celebração.
A sala, com cerca de 100 participantes, entre eles os treinadores da Liga Placard Jorge Monteiro (Quinta dos Lombos), João Nuno Ribeiro e Nuno Couto (AD Fundão) e Cláudio Moreira (Leões de Porto Salvo), foi ouvinte especialmente atenta dos conteúdos partilhados ao longo do dia.
Os preletores – Antonio Vadillo, do Palma Futsal, Luca Cragnaz, do Anderlecht Futsal, Joel Rocha, do SC Braga, Mário Silva, do SL Benfica, Marlon Velasco, do Kairat Almaty e Nuno Dias, do Sporting CP – partilharam as suas experiências com os demais presentes na ação. Destacaram a preparação técnica específica dos atletas e das equipas, e também dos clubes, tendo em vista os sucessos desportivo e organizacional, sempre objeto de minuciosos detalhes no trabalho diário, para que o caminho definido tenha um fio condutor rumo à vitória.
Na mesa-redonda que encerrou o Summit, Jorge Braz – a par dos treinadores das equipas portuguesas – relevou também a promoção do futsal e futsalista portugueses, num esforço e visão em conjunto com todos os agentes e entidades, que levou aos êxitos conhecidos da última década, e que elevaram Portugal para o patamar mais elevado em termos europeus e mundiais.
Foi um dia em cheio, pleno de aprendizagem e partilha, e que por certo contribuiu para enriquecer os presentes no auditório do Portimão Arena.