Responsabilidade Social

1. Visão:

A Associação de Futebol do Algarve (AFA), entre outros objetivos estatutários principais, visa dirigir, promover, incentivar e regulamentar a prática do Futebol na sua área de jurisdição e, bem assim, representar o futebol regional dentro e fora do Algarve.

Enquanto embaixador do futebol no Algarve, a AFA transporta os desejos e aspirações de centenas de atletas, de todas as idades e estratos sociais, de dirigentes e agentes desportivos a cujas expetativas procura acorrer de forma quotidiana e com máximo empenho.

Ciente desta sua enorme responsabilidade, a Direção da AFA tem igualmente noção de que a consecução da sua missão será tanto mais proveitosa quanto o grau de integração, visibilidade e impacto social que a associação conseguir ter.

Este desígnio supõe, designadamente, o constante alinhamento da AFA com a realidade social em que opera, sendo sensível aos grandes temas que animam essa mesma realidade, bem como o alargamento progressivo da sua rede de apoios e de parcerias.

Daí a aposta específica no vetor da responsabilidade social.

2. Missão:

O futebol, enquanto fenómeno social e desportivo de massas, tem a capacidade, porventura única, de se configurar como um agente transformador da vida pessoal e coletiva. Que o seja, pois, pela positiva e enquanto porta-estandarte de uma sociedade mais justa e solidária é o profundo desejo de todos nós e de todo o staff que compõe a AFA em particular.

3. Metodologia adotada:

Propõe-se que a política de Responsabilidade Social da AFA se distribua por dois eixos prioritários e estruturantes. A saber:

3.1. Eixo prioritário 1: Vertente interna (relações internas da AFA).

3.2. Eixo prioritário 2: Vertente externa (relação entre a AFA e terceiros)

Através da enunciação dos referidos eixos visam-se, designadamente, os seguintes objetivos:

a) Abordagem alargada da temática da responsabilidade social;

b) Incremento dos índices motivacionais dos colaboradores;

c) Orientação para os resultados;

d) Alargamento progressivo dos stakeholders (parceiros) e da capacidade de integração na sociedade;

e) Aproximação aos associados;

f) Incremento da participação democrática dos associados na vida e nas atividades da AFA, tonando-os partes ativas das soluções que são do seu próprio interesse.

4. Áreas de atuação:

  • Não discriminação e inclusão 
  • Saúde 
  • Ambiente 
  • Dinamização da vida associativa