A Taça Nacional Sénior Masculina de Futsal junta as 20 equipas que obtiveram melhores classificações nas competições distritais, numa fase única que define as 11 formações que ascendem ao Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal.
Atualmente, ao abrigo da regulamentação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), “os clubes que participem no Campeonato Nacional da III Divisão de Futsal têm de obter a partir da época 2024/2025 inclusive a certificação mínima de 2 estrelas, efetuada pela FPF nos termos do Regulamento de Certificação de Entidades Formadoras”.
Neste sentido, havendo em 2023/2024 apenas dois clubes participantes na Liga 1 Algarve Futsal em cumprimento deste critério, a Associação de Futebol do Algarve (AFA), antes do início da última fase que decidiria o campeão da sua principal competição de futsal sénior masculino e até ao último dia do período de inscrição na Taça Nacional, diligenciou, por mais do que uma vez, com todos os responsáveis das equipas participantes na Liga 1 no sentido de aferir o interesse em competirem na referida prova.
Apesar dos esforços encetados pela Direção junto de todos os clubes da Liga 1 Algarve Futsal com vista à sua participação na Taça Nacional enquanto embaixadores da modalidade na região, a competição terminou este fim de semana sem a honrosa representação dos nossos filiados. Os motivos avançados pelos clubes prendem-se com a desmobilização das equipas ou com o que consideram um esforço financeiro sem retorno, o que acabaria por ditar este desfecho, que lamentamos profundamente.
Estamos certos de que tudo fizemos e de que tudo o que estiver ao nosso alcance continuaremos a fazer para que na próxima época consigamos ter a merecida e justa representação do futsal algarvio na terceira divisão nacional. Acreditamos que, em conjunto com o continuado e reconhecido empenho dos clubes, iremos conseguir.