No âmbito do Dia mundial da saúde mental, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lançou, esta terça-feira, o projeto “Sentinelas da Saúde Mental”, que tem o intuito de contribuir para a elevação da literacia emocional no contexto do desporto de formação, sendo uma iniciativa destinada a formar e a capacitar os clubes na área da saúde mental.
A iniciativa “Sentinelas de Saúde Mental” foi lançada profundamente ancorada no reconhecimento dos diferentes impactos que o desporto pode ter na sociedade em geral. Nesse sentido, a FPF convidou o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP), sob coordenação científica de Ana Bispo Ramires, a desenvolver este projeto numa amostra alargada de clubes de futebol em Portugal.
Atendendo ao panorama nacional no que respeita à saúde mental dos portugueses, nomeadamente dos jovens, entendeu-se desta forma contribuir para uma melhor análise desta realidade através de um programa de intervenção que pretende trazer conhecimento e ferramentas de atuação para todos os agentes envolventes no desporto jovem.
A iniciativa tem o apoio do programa Hattrick Responsabilidade Social da UEFA e vai impactar, neste primeiro ano de arranque, 300 clubes portugueses.
Saiba mais aqui.