Selecionadora Nacional Joana Tilly fala sobre o futebol feminino no Algarve

A Selecionadora Nacional de Futebol Feminino Sub15, Joana Tilly, esteve recentemente no Algarve para uma visita técnica ao centro de treinos de futebol feminino das seleções regionais. Na ocasião, a Associação de Futebol do Algarve falou com a treinadora sobre a realidade algarvia.

Quais as principais considerações após o treino realizado no Algarve, no qual esteve presente?

“Creio que foi um treino bastante produtivo e organizado, no qual ficou evidente o empenho das jogadoras para cumprir com o que os treinadores solicitavam e a alegria com que desfrutaram das tarefas propostas”.

O número de atletas femininas tem vindo a aumentar no Algarve. Quais são os fatores que contribuem para este crescimento?

“É consequência do bom trabalho que está a ser desenvolvido pela associação e seus clubes, criando acesso e boas condições de prática para as atletas, o que também beneficia as seleções nacionais na medida em que aumenta o leque de possíveis selecionáveis e prepara cada vez melhor as jogadoras ao longo da sua formação”.

Qual é a importância das visitas técnicas aos centros de treino para as atletas e para a FPF?

“Para a FPF estas visitas são da maior importância porque permitem proximidade da estrutura técnica com as várias associações e suas jogadoras, proporcionando um maior conhecimento acerca do contexto competitivo e da realidade de cada associação, bem como dos principais desafios que enfrentam. São oportunidades que promovem a partilha de conhecimento e nos permitem acompanhar o trabalho que vai sendo desenvolvido nos centros de treino. Para as jogadoras, acreditamos que seja sempre um momento especial onde podem constatar esta proximidade que se pretende promover e aperceber-se do acompanhamento do seu trabalho por parte da estrutura técnica nacional, que não surge apenas nestas ocasiões como também nas fases zonais e finais dos torneios interassociações”.