Novos Órgãos Sociais da AF Algarve tomam posse com casa cheia

Os novos elementos do Órgãos Sociais da Associação de Futebol do Algarve (AFA) para o quadriénio 2023-2027, eleitos com mais de 99% dos votos a favor, tomaram posse, esta segunda-feira, no completamente cheio auditório da sede da Instituição.

Alves Caetano, Presidente da Assembleia Geral da AFA, abriu a sessão destacando a boa interação que os filiados têm mantido com a Associação: “É muito gratificante sentir que temos tido, durante todos estes anos, o apoio dos clubes, manifestado no dia a dia e nestas eleições. Temos construído uma relação grande e de forte amizade que nos deixa orgulhosos”, considerou.

Após o ato formal, Rogério Bacalhau, Presidente da anfitriã Câmara Municipal (CM) de Faro, tomou da palavra e destacou o trabalho “de louvar” e “insubstituível” dos clubes, sem os quais “não haveria desporto, sobretudo ao nível da formação”, referiu. “Desejo que os próximos quatro anos sejam pautados, no mínimo, pela mesma qualidade dos anteriores, o que fará com que os clubes sejam cada vez mais fortes”, disse o edil.

Por sua vez, Custódio Moreno, Diretor Regional do IPDJ em representação do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, realçou que “a AFA tem elevado o futebol a um patamar muito alto” e que “agora pode ser difícil fazer melhor”. No entanto, “apesar de a fasquia estar elevada” para “aquilo que se pretende para o desporto no Algarve”, o dirigente pediu que se mantivesse “o compromisso, a disponibilidade e a entrega que têm vindo a ser demostrados pela AFA”.

Já Rui Manhoso, Diretor representante da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), relembrou que a AFA “alcançou e ultrapassou os objetivos propostos”, trabalho que será necessário continuar a desenvolver com estratégias de “aproximação às escolas” e com especial atenção à “formação de dirigentes, de treinadores, de árbitros e de atletas” para “sermos cada vez melhores”.

No final, Reinaldo Teixeira, Presidente da Direção da AFA, agradeceu a todos os que se deslocaram à lotada sala, em especial às autarquias, “sem as quais não havia desporto”, e aos clubes, que “prestam um exemplar serviço social e público”. “Esta é e será a casa dos valores, que prepara e forma homens e mulheres para o futuro”, afirmou, apontando “uma maior ligação ao desporto escolar” como um dos principais objetivos para o mandato. “A vontade de fazer mais e melhor é enorme”, concluiu.

«Acrescentar valor com Todos e para Todos» é o lema da recém-empossada Direção para o novo mandato, que tem, entre outros, projetos bem definidos: início do desenvolvimento de uma academia desportiva e de uma academia de formação certificada, criação de um departamento jurídico para assessorar a atividade da AFA, bem como os próprios clubes, ou início do processo de requalificação e modernização do edifício-sede.

Entre os mais de duzentos presentes estiveram, para além dos intervenientes, José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve, Luís Encarnação, Presidente da CM Lagoa, Álvaro Araújo, Presidente da CM de V. Real de S. António, e Vítor Guerreiro, Presidente da CM S. Brás de Alportel, para além de Vice-Presidentes, Vereadores e outros responsáveis municipais e de Presidentes de Juntas de Freguesia.

Honraram igualmente a cerimónia o Presidente, José Fontelas Gomes, e membros do Conselho de Arbitragem da FPF, Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Cesar Chantre, Vigário Geral da Diocese do Algarve em representação do Sr. Bispo, representantes das várias forças de segurança e da comunidade escolar da região, Presidentes e Dirigentes das Associações Distritais e Regionais de Futebol, Francisco Santos, Diretor Regional do SIS, Pedro Monteiro, Diretor Regional da Agricultura, e Presidentes e Diretores de outras entidades oficiais regionais e nacionais, outras associações desportivas e empresariais, bem como parceiros, patrocinadores e ex-Dirigentes dos Órgãos Sociais da AFA.

Órgãos Sociais da AFA para o quadriénio 2023-2027:

Assembleia Geral

Carlos Jorge Alves Caetano (Presidente)

Francisco António Grade Dias Neves (Vice-Presidente)

Maria do Carmo Correia Conceição (Secretária)

José Manuel Prata (Secretário)

Direção

Reinaldo Manuel Bernardo Teixeira (Presidente)

Albertino Galvão de Sousa (Vice-Presidente)

João Pedro Lores dos Santos Gomes (Vice-Presidente)

Luís Miguel Serra Coelho (Vice-Presidente)

Maria Salomé Caliço Viegas (Vogal)

Miguel Jorge Romão Oliveira (Vogal)

Carlos Luís Roque Figueira (Vogal)

Tiago Ildefonso Fernandes Leal (Vogal)

Pedro Castelão De Almeida Sousa Matias (Vogal)

Suplentes:

Marisa Isabel Silva Cesário (1º)

Jessica Melo Costa (2º)

Conselho de Disciplina

João Amaro Fernandes Barros (Presidente)

Ivo Manuel Henriques Belchior Dias (Vice-Presidente)

Sara Isabel Domingos Serra (Vogal)

Miguel Eduardo de Carvalho Salgado Garcia e Costa (Vogal)

Tiago Miguel Batista Santos (Vogal)

Suplentes:

João André Limão Horta (1º)

André Farias da Cruz Teixeira (2º)

 Conselho de Justiça

José Manuel Pereira Martins Leiria (Presidente)

José da Cruz Teixeira (Vice-Presidente)

Nuno Manuel Santos Louro (Vogal)

Manuel Carvalho Pereira (Vogal)

Jorge Manuel Raminhos Leitão (Vogal)

Suplentes:

Karen Elódia Brito da Silva (1º)

Paula Cristina Fernandes e Duarte Chagas (2º)

Conselho de Arbitragem

João Pedro Gorgulho Aleixo de Matos Ferreira (Presidente)

Ivo Daniel Ramos da Luz (Vice-Presidente)

Diogo de Jesus Gomes (Vogal)

João Paulo Batista Ribeiro (Vogal)

Pedro Jorge Teixeira Dias Machado de Oliveira (Vogal)

Suplentes:

Francisco José Palma Mourão (1º)

Carlos Eduardo Fortes Cabral (2º)

Conselho Fiscal

Rosalba Maria Cocco Mercante Ferro (Presidente)

Tiago Silva Cabrita Calçada Correia (Vice-Presidente)

Cláudio Filipe Simão de Lima (Vogal)

Pedro Plácido Sousa da Silva (Vogal)

Belmiro Mário Ribeiro da Costa (Vogal)

Suplentes:

Sandra Santiago Charneca (1º)

Ana Cristina Fernandes (2º)