Liga Algarve Futebol Caravela Seguros 22/23 – Balanço da Competição

Balanço de época na Liga Algarve Futebol / Caravela Seguros

Terminou no passado fim de semana a Liga Algarve Futebol / Caravela Seguros com a realização dos últimos jogos na fase de campeão e na fase de manutenção/descida.

O campeão: Louletano Desportos Clube

Desde a primeira jornada que a equipa de Ivo Soares demonstrou a capacidade do Louletano DC. Com 111 golos marcados em toda a prova, Tommy Batista e Eduardo Souza foram os principais goleadores da formação de Loulé, apresentando também uma grande qualidade defensiva, sendo a equipa com menos golos sofridos acumulando todas as fases: 27 golos.

Vice-campeão: Quarteirense Futebol SAD

Com a segunda posição e assegurada a vaga na Taça de Portugal Placard na época 2023/2024, o Quarteirense SAD ficou na terceira posição na primeira fase, em igualdade pontual com o Silves FC.

A segunda fase do Quarteirense SAD foi exemplar, com 8 vitórias e 2 derrotas (igual à performance do Louletano nessa fase), assegurando tranquilamente a segunda posição e o consequente apuramento para a Prova Rainha.

Fábio Marques foi o principal goleador da formação de Quarteira, com 13 golos marcados nas duas fases.

Restantes apurados para a fase de campeão (por ordem classificativa): Silves FC, CD Odiáxere, CU Culatrense e FC “Os 11 Esperanças”

Estas equipas asseguram a manutenção pelo apuramento à fase de campeão. O Silves FC assegurou a terceira posição pela consistência ao longo de toda a prova, com o CD Odiáxere e o CU Culatrense a fazer quatro vitórias na segunda fase, garantindo a quarta e quinta posição, respetivamente. Por fim, o FC “Os 11 Esperanças” termina na sexta posição.

Quem se manteve (por ordem classificativa): Lusitano FC e GD Lagoa

Assegurando a primeira colocação na fase de manutenção, o Lusitano FC apenas perdeu na décima e última jornada, diante do Quarteira SC. Com também 6 vitórias e 3 empates, a equipa de Vila Real de Santo António fez uma campanha exemplar, garantindo a manutenção na Liga Algarve Futebol / Caravela Seguros.

O GD Lagoa garantiu a manutenção, graças aos resultados da primeira fase, ficando com quatro pontos de avanço das restantes equipas. Apesar da segunda fase ligeiramente inferior, foi o suficiente para assegurar a manutenção.

 

Despromovidos (por ordem classificativa): Quarteira SC, Guia FC, Internacional CA, SR Almancilense

Com as descidas do Campeonato de Portugal houve mais três vagas para despromoção, sendo o Quarteira SC, o Guia FC e o Internacional CA as equipas afetadas com as mesmas.

Apesar da boa fase de manutenção do Quarteira SC – com seis vitórias, dois empates e duas derrotas – demonstrou-se insuficiente para assegurar a manutenção na prova.

O mesmo se aplica ao Guia FC, que em 10 jogos fez tantos pontos como em 22 na fase regular: 17. Os 34 pontos mesmo assim foram insuficientes para assegurar a manutenção na competição.

As duas equipas de Almancil não conseguiram superar as dificuldades sentidas ao longo da época desportiva, desde a fase regular até à fase de manutenção, e assumiram as últimas posições da competição.

Clubes promovidos: Padernense Clube e Portimonense SC “B”

A campanha do Padernense Clube no apuramento de campeão foi premiada não apenas com a promoção à Liga Algarve Futebol / Caravela Seguros, assim como com a conquista da Liga Algarve Futebol / CONECTV. Com 10 vitórias nos 10 jogos realizados, a formação de Albufeira estará presente no primeiro escalão distrital na próxima temporada.

O mesmo destino segue o Portimonense SC “B”, que após uma disputa acesa pela segunda vaga (com o Carvoeiro United FCCU e Sport Faro e Benfica), a equipa alvinegra levou a melhor.