AF Algarve ajuda a lotar Estádio Algarve em dupla jornada de Portugal

O Estádio Algarve acolheu no sábado e esta terça-feira, o 17º e o 18º jogos da Seleção Nacional A desde sempre na região, onde continua sem derrotas, com os adeptos algarvios a corresponderem e a encherem as bancadas para apoiar Portugal frente ao Catar (3-0) e ao Luxemburgo (5-0).

Os ingressos para as duas partidas foram distribuídos pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), lojas Continente e Associação de Futebol do Algarve (AFA), que, mais uma vez, contou com a preciosa colaboração de todos os clubes e núcleos e arbitragem algarvios, Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, 16 autarquias, com especial destaque para Loulé e Faro, municípios gestores do Estádio Algarve, entre outras entidades.

Para que os últimos dois encontros de Portugal fossem vividos como uma verdadeira festa no recinto, contribuiu também a presença de milhares de docentes e discentes dos agrupamentos escolares do Algarve, cujo convite surgiu por iniciativa da AFA, por intermédio da Delegação Regional de Educação do Algarve, que cooperou desde o primeiro momento.

“O nosso compromisso, conjuntamente com os clubes algarvios, FPF e todas as congéneres associativas, é envolver a comunidade, criar condições para atrair jovens e toda a população do Algarve para o futebol, o futsal, o futebol de praia e a arbitragem, contribuindo e incentivando para que acompanhem os eventos desportivos na região, quer sejam relativos a Seleções Nacionais, a competições nacionais ou distritais”, diz Reinaldo Teixeira, Presidente da Direção da AFA.

“Como sempre, a escolha do Algarve para acolher os jogos das Seleções Nacionais é algo que muito nos honra, bem como a todos os adeptos e agentes desportivos da região e por isso agradecemos à FPF por mais uma vez ter preferido a região, bem como a todos os adeptos algarvios e demais portugueses que se deslocaram ao Estádio Algarve, e a Loulé e Faro, municípios proprietários da infraestrutura desportiva”, acrescenta o responsável.



Eventos amigos do ambiente

Ambos os jogos da Equipa das Quinas receberam a distinção de 'EcoEvento' atribuída pela Algar, empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Algarve, que colaborou com a FPF na recolha seletiva de embalagens, na colocação de contentores e recipientes adequados a cada local no Estádio Algarve, e em ações de sensibilização.



FPF realiza Assembleia Geral inédita no Algarve

A FPF realizou no último fim de semana a primeira Assembleia Geral de sempre em território algarvio, mais concretamente em Albufeira, aproveitando a dupla jornada da Seleção Nacional A no Estádio do Algarve, tendo sido liderada pelo Vice-Presidente da AG, José Bento Pinto, e complementada pelo Presidente da Direção da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Mendes Nunes.

“A reunião magna da FPF em território algarvio é uma iniciativa que muito prestigia o Futebol, o Futsal e a Arbitragem da região e é mais uma forma de divulgar e dinamizar as modalidades e incentivar à prática das mesmas, contribuindo – acreditamos - para o aumento dos agentes desportivos no Algarve”, refere Reinaldo Teixeira.

Dos 84 delegados que compõem a AG da FPF, 46 participaram presencialmente e 15 por videoconferência, numa sessão em que foram aprovados por unanimidade Votos de Louvor para as Seleções Nacionais de Futsal e de Futebol de Praia, Campeã do Mundo e vencedora da Liga Europeia, respetivamente. A proposta foi apresentada em nome das Associações Distritais e Regionais de Futebol por António Marques da Silva, atual Presidente do respetivo Plenário.

O árbitro Artur Soares Dias e sua equipa Rui Licínio e Paulo Soares receberam igualmente Votos de Louvor pela presença nas grandes competições internacionais (Euro e Jogos Olímpicos), extensivos a Tiago Martins e João Pinheiro, que desempenharam funções de vídeo-árbitro. Também os árbitros Eduardo Coelho, de futsal, e Sérgio Soares e António Almeida, de futebol de praia, foram distinguidos com o Voto.

 

14 de outubro de 2021