A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a organizar um conjunto de ações de formação gratuitas especializadas em saúde mental com o objetivo de sensibilizar para a importância do tema. A primeira sessão está agendada já para o dia 23 de setembro, segunda-feira, às 18.30 horas. Saiba como candidatar-se aqui.
Estão previstas ações presenciais direcionadas a Associações de Futebol distritais e regionais, nomeadamente a Associação de Futebol do Algarve, bem como clubes, profissionais de saúde, gestores, treinadores, atletas, pais/tutores, escolas e autarquias.
As sessões vão abordar temáticas como a gestão do estresse, a prevenção do burnout e técnicas de resiliência, nas quais serão apresentadas ferramentas práticas para a criação de um ambiente de apoio, com exemplos práticos e estudos de caso relevantes ao futebol.
As ações de formação serão online e realizam-se duas vezes por dia e em dois dias da semana: todas as segundas-feiras, às 18.30 e às 20 horas; e aos sábados, às 10.30 e às 12 horas. O calendário pode ser consultado aqui.
O “Projeto Sentinelas de Saúde Mental FPF” é uma parceria estabelecida entre a FPF e o Grupo de Atuação em Psicologia e Performance (GAPP) e tem como objetivo contribuir para a elevação da literacia emocional no contexto do desporto de formação numa amostra alargada de clubes de futebol em Portugal. Esta iniciativa conta com o apoio da UEFA e do Ministério da Saúde.