A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai oferecer mais oportunidades para treinadoras e treinadores portugueses fazerem o curso UEFA A.
A FPF vai triplicar a oferta habitual neste curso e preparou medidas mais abrangentes e inclusivas que se traduzem no maior apoio de sempre à formação de treinadores no país.
Pela primeira vez, além do tradicional curso compacto, a FPF irá realizar dois cursos: um na região Norte, com o apoio/parceria com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), e outro no Sul do país, na Cidade do Futebol. Esta medida tem como impacto o aumento significativo no número de vagas que em vez das 30 habituais, estarão agora disponíveis 90.
O ano passado, com caracter excecional, a FPF tinha realizado dois cursos, sendo que nesta época 2024/25 fará três com a ideia de na próxima temporada realizar mais cursos descentralizados.
Estão igualmente garantidas inscrições para treinadores-adjuntos das duas ligas profissionais, assim como da Liga 3 e da Liga BPI. O novo formato abre também oportunidades para treinadores do Campeonato de Portugal, da 2.ª divisão feminina, da 2.ª divisão de Sub19 e da 1.ª divisão de Sub17, refletindo um compromisso com o desenvolvimento de todos os níveis do futebol em Portugal.
A Direção da FPF decidiu ainda que irá subsidiar a cobertura dos custos da formação. Para as mulheres, a Federação assegurará 90 por cento do custo do curso, enquanto os homens terão a possibilidade de contar com um subsídio de 50 por cento. Esta iniciativa visa não apenas aumentar o número de treinadores qualificados, mas também promover a igualdade de género na formação desportiva.