Campanha “O Fair-Play Joga em Casa” distinguida nos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética

A Associação de Futebol do Algarve (AFA) recebeu, esta quinta-feira, no Centro de Juventude de Lisboa, a certificação e premiação pela dinamização da campanha “O Fair-Play Joga em Casa”, na Cerimónia dos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética.

A convite do Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Ricardo Gonçalves, João Pedro Gomes, Presidente da Direção da AFA, marcou presença na cerimónia para receber a distinção, que é atríbuida através do Plano Nacional de Ética no Desporto.

Esta é uma premiação coletiva, não apenas da AFA mas acima de tudo dos seus filiados, parceiros, embaixadores e todas as instituições e personalidades que se associaram a este movimento, que valoriza todo o desporto no Algarve. Sem o contributo de todos os envolvidos, “O Fair-Play Joga em Casa” não passaria do papel para a realidade, não estaria na agenda desportiva a nível nacional e não chegaria à dimensão que alcançou, e que ainda vai alcançar.

Este é mais um exemplo de que a luta pelo desportivismo, respeito, igualdade e bons valores permanece uma causa nobre e de relevo, à qual não devemos permanecer indiferentes.

A campanha lembra-nos que o respeito e a ética não pertencem apenas aos recintos desportivos, mas acompanham-nos em qualquer lugar. A “casa” pode ser o clube, o recinto de jogo, as bancadas, ou até o espaço interior de cada um, onde se decide agir com empatia e lealdade. Jogar em casa significa transformar qualquer ambiente num lugar de boas práticas, onde a vitória maior é a da conduta exemplar.

A cerimónia dos Prémios Boas Práticas da Bandeira da Ética 2026 reconheceu o trabalho desenvolvido por clubes e associações desportivas, municípios, escolas e outras entidades que fazem dos valores uma dimensão central da sua intervenção, entre os quais se destacam outros algarvios:

  • “Farense com Valores – Educar pelo Desporto” – Sporting Clube Farense (Menção Honrosa Projeto)
  • Departamento de Futebol de Formação – Clube Desportivo e Recreativo Quarteirense (Menção Honrosa Departamento)
  • Departamento de Educação Física da Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Prémio Departamento (ex aequo)
Clique aqui para consultar a lista completa.