O Comité de Emergência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu prolongar o prazo de apresentação de candidaturas ao Orçamento Participativo no âmbito do Fundo Crescer 2024. Tendo em consideração as solicitações dos vários potenciais beneficiários, a FPF colocou 29 de março como nova data-limite para a submissão de candidaturas.
O Orçamento Participativo é um instrumento de participação da comunidade desportiva que permite aos clubes apresentarem projetos que permitam alcançar o objetivo do aumento do número de praticantes.
Os clubes podem recorrer a um fundo de 400 mil euros que está disponível para projetos destinados ao futebol feminino, qualificação de recursos humanos e transformação digital.
Todos os projetos beneficiários de apoios no quadro do Orçamento Participativo têm de estar concluídos até ao final do ano 2024.
A Associação de Futebol do Algarve continua disponível para apoiar e esclarecer quaisquer questões relacionadas com o tema através do e-mail crescer2024@afalgarve.pt.
Sobre o Crescer 2024:
Objetivo
A FPF tem o grande objetivo de fazer crescer o número de praticantes para 300 mil até 2024. Através do Fundo Crescer 2024, a Federação procura apoiar os clubes para criar melhores condições para a prática.
Apoio
O Fundo Crescer 2024 tem uma parte de apoio que será determinado em Oorçamento Participativo com um valor disponível de 400 mil euros. O valor máximo a atribuir por cada iniciativa será de 50 mil euros.
O que é o Orçamento Participativo?
O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo ao qual os interessados podem recorrer para investimento em determinados projetos. Face a apresentação de propostas, é decidido o valor, o calendário e a metodologia do financiamento.
Quem pode candidatar-se?
Os clubes através de projetos que tenham como objetivo o aumento do número de praticantes, designadamente com uma aposta clara no crescimento de atletas do sexo feminino. O apoio também pode ser dirigido para a qualificação de recursos humanos e transformação digital da estrutura organizativa.
Prazos
Todos os projetos beneficiários de apoios no âmbito do OP têm de estar concluídos até ao final do ano 2024.
O prazo de candidaturas termina a 29 de março de 2024 e estas terão de ser submetidas por via eletrónica para o endereço de e-mail orcamento.participativo@fpf.pt.
Seleção
A Direção da FPF seleciona um máximo de 25 projetos após análise por auditores externos. Os projetos seguem então para votação online junto de todos os sócios e clubes, cuja preponderância será de 40% e de um júri designado pela FPF, cuja preponderância será de 60%. Os resultados serão tornados públicos, sendo que os projetos serão sucessivamente selecionados até esgotar o valor reservado para o OP.