Na última semana a Associação de Futebol do Algarve (AFA) promoveu duas reuniões para as quais foram convidados todos os clubes filiados com equipas masculinas e femininas participantes nas competições distritais de futsal de formação.
No âmbito da estratégia transversal traçada pela Direção, o objetivo foi debater assuntos relacionados com o desenvolvimento da modalidade, nos géneros masculino e feminino, e fazer um balanço da evolução do número de equipas e de atletas nos últimos anos. Foi apresentado pelo departamento técnico da AFA um plano de ação para promover uma maior aproximação aos treinadores dos clubes, nomeadamente através da possibilidade de os técnicos das equipas participarem nos estágios das Seleções do Algarve, tal como para aumentar a qualidade da formação ao longo da época desportiva.
Nas sessões foram explicados aos clubes os moldes competitivos para 23/24 e épocas futuras e discutidas propostas de novas competições. Foram ainda apresentados projetos para a dinamização do futsal nas escolas e nos clubes do Algarve, nos quais se inclui o futuro projeto “A Bola Vai à Escola”, no âmbito do Programa Crescer 2024, cuja informação será divulgada brevemente.
A grande preocupação da AFA é dar seguimento, de forma sustentável, ao crescimento de equipas e de atletas verificado nas últimas temporadas, tanto no futsal, como no futebol e no futebol de praia.
Para além de representantes dos vários clubes, as reuniões contaram com as presenças de João Pedro Gomes, Vice-Presidente da Direção, Luís Brites, Diretor Técnico, e João Martins, Coordenador de Futsal da Associação de Futebol do Algarve.