Rafaela Soares e Sofia Inocêncio, capitãs das Seleções do Algarve Sub14 e Sub16, respetivamente, estiveram esta terça-feira entre as cerca de quatro dezenas de jogadoras das associações distritais e regionais de futebol que participaram no Dia da Liga BPI, na Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol, onde tiveram a oportunidade de conhecer percursos e boas práticas das atletas de elite.
Francisco Neto, selecionador nacional das “Navegadoras”, e as jogadoras Diana Silva (Sporting CP), Madalena Marau (SC Braga) e Mariana Campino (Racing Power) partilharam, durante a sessão, vasto conhecimento e experiência, com o intuito de motivar as mais jovens à continuidade do rumo em direção ao futebol sénior.
O técnico assentou parte da sua intervenção sobre os vários caminhos que as futebolistas podem ter de percorrer até um dia serem chamadas à equipa das Quinas, dando como exemplos várias internacionais da atualidade.
As três seniores falaram, durante mais de uma hora, em formato de mesa-redonda, sobre boas práticas, recuperação de lesões, intervenção nas redes sociais e comportamentos desportivos dentro e fora dos relvados, num painel moderado por Carolina Couto, jornalista do Canal 11.
No final, as atletas mais jovens tiveram a oportunidade de confraternizar com as oradoras convidadas, numa sessão que incluiu fotografias e autógrafos.
O BPI, principal patrocinador da liga feminina, associou-se à iniciativa com uma curta intervenção sobre boas práticas em termos de economias pessoais.
Mónica Jorge, da Direção da Federação Portuguesa de Futebol, deixou uma mensagem final focada na perseverança das futebolistas mais jovens e no futuro do futebol feminino: “Espero, daqui a uns anos, estar a ver muitas de vós no papel que hoje tiveram a Diana Silva, a Mariana Campino e a Madalena Marau, dando exemplos às que, então, serão mais novas”.