Os treinos das Seleções Universitárias do Algarve, que a partir desta temporada estão integrados nos planos de preparação do Departamento Técnico da Associação de Futebol do Algarve (AFA), tiveram início esta quarta-feira com a primeira sessão de Futsal Masculino Sénior.
“A Associação Académica da UAlg considera de vital importância a parceria estabelecida com a AFA, para o desenvolvimento do futsal universitário na nossa Academia e em termos mais latos, no próprio desenvolvimento da modalidade na região do Algarve, na medida em que, por um lado, irá reforçar o nível competitivo das nossas equipas no contexto das competições nacionais universitárias, não só pelo experiência, conhecimento e competência do departamento técnico da AFA, como também pelo rigor e prestígio que a AFA irá trazer para o contexto universitário. Por outro, a mitigação dos efeitos do abandono da prática desportiva, também na modalidade de futsal, que hoje verificamos na nossa região, na passagem dos escalões de formação para as equipas seniores é também em si um contributo que julgamos estar a dar ao futsal na região com o estabelecimento desta parceria, que muito nos honra”, refere Nuno Rodrigues, do Gabinete de Desporto da Associação Académica da Universidade do Algarve.
Para Luís Brites, Diretor Técnico da AFA, “esta é uma parceria que faz todo o sentido, na medida em que vem contribuir para o desenvolvimento da prática do desporto na região. O universo desportivo e universitário devem caminhar de mãos dadas e esta é mais uma aposta da AFA no âmbito de uma política de maior proximidade à comunidade académica que se pretende fortalecer. Esperamos que este projeto possa motivar os jovens alunos a manterem a aposta no futebol e no futsal, agora num contexto de Seleção Distrital, pautado essencialmente pelo rigor e exigência”.
Esta segunda-feira, dia 31, é a vez de a Seleção de Futebol Masculino Sénior entrar em ação, a partir das 15 horas, no Campo Municipal da Penha, em Faro. Conheça a convocatória completa aqui.
Recorde-se que para as convocatórias estão elegíveis alunos da Universidade, que podem simultaneamente ser atletas dos clubes filiados.