A Seleção Nacional Sub21 continuará a sua fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2025, nos próximos dias 21 e 26 de março, às 17.30 horas, diante de Ilhas Faroé e Croácia, respetivamente, em Faro, no Estádio de São Luís.
Recorde-se que Portugal ocupa a liderança do Grupo G, com 12 pontos em cinco jogos. Segue-se a Grécia, com 11 pontos em seis encontros, e a Croácia, com 10 pontos em quatro partidas. As Ilhas Faroé ocupam a quarta posição, com sete pontos em cinco jogos, e Andorra é quinta classificada, com três pontos em seis partidas, os mesmos da Bielorrússia, última classificada, que já disputou oito encontros.
Para Reinaldo Teixeira, presidente da Associação de Futebol do Algarve (AFA), este “é mais um merecido reconhecimento aos algarvios, que voltam a ter a oportunidade de ver os melhores jogadores portugueses da geração sub21 em ação na região, que tem sido muitas vezes eleita pela Federação Portuguesa de Futebol para acolher momentos de estágio importantes para as nossas seleções, o que muito nos orgulha”, referiu.
“O Algarve tem contribuído regularmente com jogadores para as seleções nacionais, sendo este tipo de eventos também um incentivo e um estímulo para os jovens futebolistas da região e para todos os que, aqui, se empenham diariamente para que tenhamos mais e melhor futebol. A escolha do Estádio de São Luís, atualmente um dos mais antigos em utilização no futebol profissional português, acontece em momento oportuno, depois de a infraestrutura ter completado recentemente 100 anos e de ter sido distinguida com o Prémio Estádio da Liga Portugal na sequência das melhorias efetuadas”, continuou o presidente da AFA.
“Aproveitamos para realçar a disponibilidade dos dirigentes do Sporting Clube Farense, dos seus parceiros e de outras entidades envolvidas e agradecer-lhes pela disponibilização do estádio. Que sejam dois bons espetáculos com o estádio cheio. Contem, como sempre, com total empenho e dedicação da AFA para continuar a contribuir para o sucesso e desenvolvimento das modalidades a nível regional e nacional”, concluiu Reinaldo Teixeira.
O primeiro encontro desta dupla jornada será diante das Ilhas Faroé, um adversário que a Equipa das Quinas ainda não defrontou nesta fase de qualificação. A partida está agendada para dia 21 de março, pelas 17.30 horas.
Trata-se do primeiro encontro entre os escalões Sub21 das duas nações e de um regresso ao Estádio de São Luís. No último jogo neste palco, os comandados de Rui Jorge venceram o Chipre por 6-0, na qualificação para o Campeonato da Europa 2023.
Cinco dias depois, segue-se novo compromisso de qualificação, mas diante da Croácia, no mesmo local e à mesma hora. Será, igualmente, o primeiro encontro diante da congénere croata nesta fase de qualificação.
Ao contrário das Ilhas Faroé, Portugal já vai defrontar a Croácia pela quinta vez. Dos quatro encontros já realizados, a Equipa das Quinas soma três vitórias, sendo que a última aconteceu em pleno Campeonato da Europa 2021. Nesse duelo, Fábio Vieira fez o golo decisivo do encontro. A única vitória croata aconteceu em 1999, no âmbito da qualificação para o Europeu 2000.