AF Algarve contribui para o debate de alterações no 23º Fórum de Arbitragem

Terminou este sábado, com a participação do Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Futebol do Algarve (AFA), a 23ª edição do Fórum de Arbitragem, que decorreu desta vez no concelho de Oeiras, e registou-se desde logo uma conclusão: CA da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e CA distritais e regionais estão empenhados na resolução dos problemas do setor.

À semelhança das edições anteriores, este evento de dois dias serviu para partilhar ideias e preocupações, que na maior parte dos casos são transversais aos vários distritos do País. Foram colocadas dúvidas, questões, e feitas sugestões, que o CA nacional, agora dirigido por Luciano Gonçalves e a sua equipa, vai procurar dar seguimento, de forma a que seja sentida uma evolução global do trabalho na arbitragem.

Com João Ferreira e João Paulo Ribeiro, presidente e vogal do CA da AFA, respetivamente, a contribuírem para a discussão, entre os principais assuntos em cima da mesa estavam as alterações ao Regulamento de Arbitragem para vigorar na próxima época: o CA da FPF ouviu opiniões, que serão agora validadas de forma a criar um documento que possa ter os mecanismos ideais para fazer face aos desafios. Haverá alterações significativas, que carecem ainda de uma discussão mais pormenorizada, tal como haverá novidades em relação à vídeoarbitragem. Em discussão estiveram igualmente questões relacionadas com a revisão de quadros e promoções, que suscitaram um amplo debate.

Na sessão de encerramento do evento, o presidente do CA, Luciano Gonçalves, enalteceu o comportamento de todos os convidados no evento pela forma como participaram na discussão, lançando-lhes um apelo: “Exijam de nós, falem connosco, não deixem acumular problemas. Não quero que exista um distanciamento entre nós”. Em resposta, vários dirigentes elogiaram as palavras do presidente, num clima salutar.

Foi ainda feita uma menção especial à presença do presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, José Pereira, cujo mandato termina em breve. Houve um aplauso unânime que o próprio agradeceu, depois de ter recordado que esteve neste fórum por ser o seu último, tal como tinha feito questão de estar presente no primeiro, realizado já em fevereiro de 2012.

Também o presidente da APAF, José Borges, fez questão de assistir aos dois dias de evento, explicando que o objetivo de todos “é melhorar a arbitragem em Portugal”, e deixando um desafio ao CA, para que “esteja sempre perto dos árbitros e dos dirigentes, num caminho de diálogo permanente para a melhoria da arbitragem”. Ao mesmo tempo, disse ser fundamental o desenvolvimento do já previsto Plano Nacional de Arbitragem.

Como é habitual, foi anunciado o local que receberá a 24ª edição do Fórum de Arbitragem. Seguindo uma política de descentralização distrital, foi anunciado que o próximo evento terá lugar em Ponta Delgada no mês de outubro.