A ilha da Madeira recebeu, este fim de semana, a 21ª edição do Fórum de Arbitragem, evento que serve para trabalhar nos principais problemas do setor, envolvendo o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e os responsáveis pelos Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais de Futebol.
A representar a Associação de Futebol do Algarve estiveram João Ferreira e Ivo Luz, presidente e vice-presidente do Conselho de Arbitragem (CA), respetivamente.
No sábado, primeiro dia do evento, teve lugar a sessão de abertura, que contou com a participação do Diretor Regional de Desporto da Madeira, David Gomes, do presidente da Câmara Municipal de Machico, Nuno Moreira, e do representante da Câmara Municipal do Funchal, Duarte Cordeiro, além do presidente da AF Madeira, Rui Marote, e do presidente do CA da AF Madeira, Manuel Costa.
Durante o dia, o maior destaque foi para a apresentação de um Plano de Desenvolvimento Estratégico para a arbitragem nacional, com foco em três vetores fundamentais: o recrutamento, a formação e a avaliação.
Na sessão matinal de domingo, a par das intervenções de vários presidentes de CA distritais e regionais, foi convidada a contribuir a APAF, na pessoa de Sérgio Mendes, e a ANTF, por Manuel Gomes (Prof. Neca). Na sua intervenção, o presidente do CA da FPF, Fontelas Gomes, respondeu a todas as dúvidas dos dirigentes presentes, exortando os seus homólogos distritais e regionais a fazerem uma aposta ainda maior na arbitragem feminina, falou ainda do aumento do número de horas de formação, entre vários outros temas, bem como o previsto crescimento do número de cursos de arbitragem a realizar, tal como o incremento da oferta de formação complementar.
A próxima edição do Fórum de Arbitragem vai realizar-se em Évora.