A Associação de Futebol do Algarve (AFA) assinala este sábado, simbolicamente, o seu 100º aniversário, com o hastear da bandeira na sede social e o corte de um bolo comemorativo, entre outras ações, numa cerimónia reservada, por conhecidas questões de saúde pública, aos membros da Direção, aos Presidentes dos restantes Órgãos Sociais e aos funcionários. Esta data, de enorme significado na vida da Instituição, será adequadamente celebrada em ocasião oportuna, com a participação de toda a Família do Futebol, do Futsal e da Arbitragem da nossa região e convidados.
Nesta celebração simbólica será dado a conhecer (ainda que com as limitações decorrentes da pandemia, estando prevista uma apresentação formal em data a anunciar) o livro “Associação de Futebol do Algarve – 100 anos”, da autoria de Armando Alves. A obra proporciona uma viagem pela história do futebol e do futsal na região desde 1882, quando se disputou, em Lagos, um jogo entre marinheiros ingleses, até aos dias de hoje.
São mais de quatrocentas páginas que abordam as várias tentativas para criar uma entidade aglutinadora, antes da formação da Associação de Futebol do Algarve, e passam em detalhe por todos os campeonatos distritais e nacionais e pelos principais feitos dos clubes da região e das Seleções, sem esquecer, obviamente, os internacionais e as grandes referências, com especial destaque para João Moutinho (futebol), Pedro Cary (futsal), Cláudia Neto (futebol feminino) e Rui Coimbra (futebol de praia), o treinador Manuel José e vários outros algarvios de reconhecidos méritos.
A obra, abundantemente documentada com fotos e recortes de jornais, inclui ainda incursões aos 16 municípios do Algarve, na procura das origens do futebol e do futsal (e da sua evolução) em cada um desses territórios, com vastas referências à fundação e crescimento dos principais clubes. São dedicados espaços aos grandes eventos já realizados na região, como o Europeu 2004, jogos da Supertaça, decisões da Taça da Liga e vários jogos da Seleção A portuguesa, que nunca perdeu na região.
Num capítulo denominado “Vivências”, escrevem sobre múltiplos episódios registados nas suas longas ligações ao mundo do futebol e do futsal António Pacheco e José Rafael, antigos internacionais A, Luís Conceição, selecionador nacional de futsal feminino, Manuel Cajuda, treinador, António Boronha, antigo dirigente da Federação Portuguesa de Futebol e do Sporting Clube Farense, César Correia e António Matos, com profundas ligações à arbitragem, José Manuel Prata e Luís José Pinguinha, dirigentes com trabalho de relevo no futebol juvenil, Fernando Belo, fisioterapeuta, e João Leal, Neto Gomes, David Carvalho e Rui Viegas, ligados à área da comunicação social.
A partir de data a anunciar brevemente os interessados poderão adquirir o livro “Associação de Futebol do Algarve – 100 Anos” na Sede da AFA.