A Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) reuniram recentemente para reforçar as estratégias da parceria estabelecida entre as duas entidades.
A planificação da época desportiva das seleções universitárias que competem anualmente nas provas organizadas pela Federação Académica do Desporto Universitário, a implementação na Universidade do Algarve de um curso livre de Arbitragem, que daria equivalência ao Curso de Árbitro, à semelhança do Programa + 3, e a dinamização conjunta do desporto adaptado na região foram assuntos em cima da mesa.
O desenvolvimento de um estudo científico sobre a população que poderá praticar walking football, através das universidades seniores, e a possibilidade de construção de um campo de futebol de 11 e um de futebol de 7 e balneários no Campus de Gambelas, de modo a servir os interesses da ambas as instituições, também foram temas centrais.
Na reunião estiveram presentes, da parte da AAUAlg, Fábio Zacarias, presidente, Leonardo Quádrio, responsável do pelouro de Desporto, e Nuno Rodrigues, coordenador do Gabinete de Desporto, e, da parte da AFA, Rute Ferreira, diretora executiva, e Luís Brites, diretor técnico.
O fortalecimento das estratégias de aproximação às universidades da região continua a ser um objetivo da Direção da AFA, em prol do desenvolvimento do desporto no Algarve.
Recorde-se que a AFA e a AAUAlg iniciaram na última época desportiva uma parceria inédita na região, com as seleções universitárias de futebol masculino e de futsal masculino e feminino a serem integradas no departamento técnico da AFA, em colaboração com a AAUAlg.
Para as convocatórias estão elegíveis alunos da universidade, que podem simultaneamente ser atletas dos clubes filiados.