
Os jovens árbitros algarvios João Tendeiro e Mateus Barros brilharam no 24º Encontro Nacional do Árbitro Jovem (ENAJ), que decorreu no passado fim de semana entre Quarteira e Vilamoura, reforçando o prestígio da arbitragem da Associação de Futebol do Algarve (AFA).
João Tendeiro voltou a alcançar o 1º lugar na categoria de futebol, repetindo o feito do ano anterior. Esta vitória garante-lhe a oportunidade de representar Portugal num torneio internacional, consolidando o seu percurso de excelência na arbitragem jovem nacional.
Já Mateus Barros, na vertente de futsal, conquistou o 3º lugar e foi premiado com a possibilidade de integrar a equipa de arbitragem da Final da Taça de Portugal Masculina de Futsal Placard, uma distinção de grande relevo na sua carreira.
Ambos integraram a comitiva da AFA, acompanhados pelo árbitro Jorge Maciel como responsável, que participou no encontro, ao lado dos também jovens árbitros:
Artur Teixeira
Flávio Roque
Martim Marmelete
Tiago Martins
Promovido pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, o ENAJ tem como principal objetivo desenvolver competências nos árbitros mais jovens, através de sessões práticas e teóricas que enriquecem a sua formação e experiência no mundo da arbitragem.
A AFA felicita todos os árbitros algarvios presentes neste prestigiado encontro, que voltaram a dignificar a arbitragem distrital com o seu empenho e excelentes prestações.
É importante referir que o ENAJ é um evento organizado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que reúne jovens árbitros (14-18 anos de idade) de todas as Associações Distritais e Regionais, contando nesta edição com cerca de 120 árbitros de todo o Continente e Regiões Autónomas. Trata-se de um fim de semana em que a formação e o convívio andam de braço dado, dando ferramentas e experiências únicas e estruturantes para a evolução dos jovens árbitros de todo o país.
O ENAJ contou também, para além de técnicos e formadores da Academia de Arbitragem, com a colaboração dos árbitros nacionais algarvios José Salema e Roberto Oliveira (Futebol) e Marco Correia (Futsal) nas aulas práticas de ambas as modalidades, demonstrando com isto o total empenho do Conselho de Arbitragem e da arbitragem algarvia no decorrer de excelência verificado no evento.