FPF aprova Voto de Louvor a Nuno Almeida

Fotografia: Liga Portugal

Em Assembleia Geral (AG) Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) realizada na tarde desta quinta-feira, dia 31, foi aprovado, por unanimidade, um Voto de Louvor ao árbitro algarvio Nuno Almeida, que encerrou a sua carreira no passado dia 5 de outubro.

Na mesma AG, Fernando Gomes, prestes a concluir o último de três mandatos como presidente da Direção da FPF, foi proclamado presidente honorário da instituição.

Foram ainda distinguidos como sócios honorários da FPF Carlos Coutada, Rui Manhoso e todos os membros das direções presididas por Fernando Gomes nos últimos três mandatos, assim como os presidentes dos vários órgãos sociais.

A Associação de Futebol do Algarve aplaude todos os distinguidos e saúda em particular Nuno Almeida, esperando continuar a contar com o ex-árbitro para o desenvolvimento e a promoção da arbitragem.

Nuno Almeida

Natural de Monte Gordo, concelho de Vila Real de Santo António, onde nasceu em 25 de julho de 1975, Nuno Almeida é um notável exemplo de dedicação à arbitragem, tendo permanecido em atividade, ininterruptamente, ao longo dos últimos 31 anos, 19 dos quais na elite do futebol nacional, somando 255 jogos na 1ª Liga.

Os reconhecidos predicados revelados na função levaram a que fosse chamado para jogos de grande importância e responsabilidade, destacando-se as decisões da Supertaça, em 2019, e da Taça de Portugal, em 2021.

Nuno Almeida tem ainda prestado relevantes serviços ao futebol e à arbitragem através da participação em ações de formação, contribuindo para a captação de novos árbitros e para o seu crescimento e evolução, sempre com enorme dedicação e disponibilidade e em estreita e frutuosa ligação com o Conselho de Arbitragem da FPF, o Conselho de Arbitragem da AFA, a APAF e os núcleos de árbitros.

A despedida da arbitragem, no jogo entre o Moreirense e o Santa Clara, traduziu-se num momento incomum no futebol, perante o aplauso das duas equipas e dos seus adeptos, numa demonstração da grandeza humana e do caráter de Nuno Almeida.