A Associação de Futebol do Algarve (AFA) e a Associação dos Ucranianos no Algarve (AUA) uniram esforços e juntaram, esta sexta-feira, no Complexo Desportivo da Penha, em Faro, crianças e jovens ucranianos, refugiados e residentes, para um momento de prática de futebol, aliado ao convívio, cujo principal objetivo passou pelo apoio à integração dos participantes na comunidade.
A iniciativa, que contou com o apoio da Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, AUA, Centro Educativo e Cultural Luso-Ucraniano e Banco Alimentar do Algarve, teve um cariz solidário, uma vez que foram recolhidos bens alimentares e de primeira necessidade, que serão entregues à AUA para ajudar as famílias mais carenciadas.
As crianças e jovens interessados em continuar a praticar futebol ou futsal vêm agora essa realidade mais próxima, através da mediação da AFA com os clubes dos respetivos concelhos.
Sob o mote “Cada Clube, uma Família” – Um plano para ajudar a Ucrânia, dinamizado pela Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol do Algarve pretendeu, desta forma, dar continuidade ao projeto a nível regional.