São Pedro Futsal Clube de Faro e Clube de Futebol "Os Bonjoanenses" Faro assinam Protocolo de Cooperação na Formação de Atletas

O São Pedro Futsal Clube de Faro (FCF) e o Clube de Futebol (CF) “Os Bonjoanenses” Faro assinaram, no dia 2 de julho, um protocolo de parceria com o principal objetivo de estabelecer condições para a transição vertical de atletas que praticam futsal na cidade.

O protocolo, que é a conjugação de sinergias e uma simbiose entre os dois projetos desportivos, é válido por três anos, focado na formação de atletas e pressupõe, concretamente, que os jovens que iniciam o seu percurso desportivo no São Pedro FCF possam transitar para o escalão de juniores e, consequentemente, de seniores do CF “Os Bonjoanenses” Faro.

A assinatura deste protocolo realizou-se na Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro, com a presença do Diretor Regional deste organismo, Custódio Moreno, com o Vice-Presidente e Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Faro, Paulo Santos, com o Presidente da União de Freguesias de Faro, Bruno Lage, e com o Vice-Presidente com o Pelouro do Futsal da Associação de Futebol do Algarve, João Pedro Gomes.

“É com enorme satisfação que a Associação de Futebol do Algarve vê dois dos seus clubes filiados a interagirem para o desenvolvimento do futsal na região e neste caso em particular na cidade de Faro. Este tipo de parcerias é, sem dúvida, uma mais-valia para a modalidade, garantindo a sustentabilidade dos projetos e o futuro dos jovens atletas a nível local e, consequentemente, regional e até nacional, com a garantia de que serão sempre acompanhados desde o início da sua vida desportiva, neste caso desde Petizes e Traquinas até à sua integração no escalão maior. Que se colham os frutos deste protocolo muito em breve e que os dois clubes continuem sempre a dignificar o futsal regional como até aqui têm feito, com dirigentes e agentes desportivos dedicados e incansáveis”, disse João Pedro Gomes.

“Este é um momento histórico para a cidade, região, país e mesmo a nível internacional e hoje devemos todos orgulhar-nos do que está aqui a acontecer, pois revela uma grande visão estratégica destes dois clubes”, afirmou Custódio Moreno.

Na apresentação do protocolo, os Presidentes dos clubes referiram a importância desta parceria. A Presidente do São Pedro FCF, Claúdia Castanheira, começou por apresentar os moldes em que o protocolo foi definido, referindo o "orgulho” em assinar este protocolo, garantindo, assim, aos seus atletas “uma continuidade na modalidade pois, quando transitam para o escalão de Juniores, passam para um clube com valores muito semelhantes”. “É sem dúvida uma mais-valia para os atletas e para a modalidade”, concluiu. Para António Canário, Presidente do CF “Os Bonjoanenses” Faro, “este protocolo reveste-se de crucial importância para o clube que está, cada vez mais, focado na formação dos jovens e que pretende ganhar cada vez mais músculo e elevação desportiva nesta modalidade. O São Pedro FCF é um clube assente em valores semelhantes aos do CF “Os Bonjoanenses” Faro e, desta forma, esta cooperação dá continuidade ao projeto sustentado e dinâmico do clube na modalidade de futsal”, considera.

Para além das entidades oficiais, estiveram presentes atletas, treinadores, sócios e dirigentes dos dois clubes, tendo sido respeitadas todas as normas da Direção-Geral da Saúde.

A Associação de Futebol do Algarve felicita os dois clubes pela iniciativa.

Protocolo Clube de Futebol Os Bonjoanenses São Pedro Futsal Clube de Faro

07.07.2020