Figura incontornável da Arbitragem e Futebol Algarvios edita obra!

Natural de Portimão, e ex-árbitro da 1ª categoria nacional, JOSÉ Vitorino do Carmo FILIPE lançou, juntamente com Adelino Antunes e Vítor Rei, também eles antigos árbitros, e em dois volumes, a obra “Amarelo, Vermelho e Golo – o Futebol e as suas Regras” que tem por finalidade “levar o leitor a uma longa viagem pelas Leis do Jogo de Futebol e entender, de uma forma pedagógica, o trabalho que os árbitros desempenham quando arbitram um jogo e também ter a percepção exacta das dificuldades e exigências da função. Assim, é tornar útil o conhecimento de tudo o que diga respeito às Leis e regulamentos aplicáveis, e perceber as decisões técnicas e disciplinares que as equipas de arbitragem têm de tomar em cada jogo”.

Apresentados publicamente no início do mês de Março, primeiramente no Chiado Café Literário, em Alcântara por António Simões, ex-jogador internacional de futebol e integrante da nossa Seleção Nacional que conquistou o 3º lugar no Campeonato do Mundo de 1966 em Inglaterra, e depois no Auditório do ISMAI na Maia, numa edição da Chiado Books, estes dois volumes que têm a particularidade de terem a mesma capa mas dois nomes diferentes, são o culminar de anos de experiência enquanto árbitros e elementos ligados à arbitragem nacional e regional, aliados a uma incansável persistência de os ver publicados, de modo a “trocar por miúdos” as Leis do desporto Rei.

O Volume I (647 Páginas) com Prefácio do Professor (Filósofo) Manuel Sérgio e Posfácio do Dr. (Filósofo) António Montiel, trata entre outras das Leis do Jogo Originais (Inglaterra 1863), das Leis do Jogo actuais em pormenor e a respectiva Regulamentação, VAR, etc.

O Volume II (297 Páginas) engloba 350 Perguntas de Respostas com escolhas múltiplas, história das bolas de futebol de todos os Campeonatos do Mundo, expressões da arbitragem em português, francês e inglês, entre outros assuntos.

Estão ainda previstas novas apresentações públicas da obra (inclusive aqui no Algarve), nas instalações da Livraria Bertrand e FNAC, com datas a serem oportunamente anunciadas.

Os dois volumes encontram-se à venda ao público em geral nas Livrarias Bertrand, FNAC, entre outros.

Notas sobre o autor:

  •  JOSÉ Vitorino do Carmo FILIPE, nasce em Portimão, em 22 de Novembro de 1947.
  •  Exerce funções como fiscal-de-linha e árbitro desde 12 de Junho de 1972 a 30 de Junho de 1994 (limite de idade).
  •  Promovido à 3ª Categoria Nacional em 1981 e à 2ª em 1984, alcança por mérito próprio a 1ª Categoria Nacional em 1987.
  •  Presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve de Dezembro de 1995 a Fevereiro de 2005.
  •  Homenageado pelo Governo Civil de Faro em 1988. Integra actualmente a Comissão de Apoio Técnico do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol do Algarve.
  •  Membro da Comissão de Análise (CAN) da Comissão de Análise de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e da Comissão de Análise e Recurso (CAR) do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, de 2008 a 2014.

 Desempenha ainda funções como assessor do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

 Amarelo Vermelho e GOlo Capa r1

Amarelo Vermelho e GOlo Capa 2 r2   Amarelo Vermelho e GOlo Capa 3

09.04.2018