Associação de Futebol do Algarve celebra 99º aniversário

 
Fundada no dia 22 de janeiro de 1922, a Associação de Futebol do Algarve (AFA) celebra hoje 99 anos e, por isso, toda a Família do Futebol e do Futsal da região está de parabéns.
 
Felicitamos particularmente todos os dirigentes, treinadores, atletas e demais agentes desportivos dos nossos clubes e todos os árbitros filiados pela forma dedicada como, desde sempre, têm contribuído inequivocamente para a elevação das modalidades a nível distrital e, consequentemente, nacional.
 
Reconhecemos, igualmente, os parceiros, sócios, patrocinadores e adeptos dos clubes pelo apoio incansável às coletividades, bem como todos os Órgãos Sociais, funcionários e colaboradores que tão apaixonadamente serviram a AFA até hoje.
 
Deixamos, também, uma palavra de apreço às autarquias algarvias, à Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a outras entidades do setor público e privado com as quais a AFA tem celebrado parcerias frutíferas para o bom desenvolvimento do desporto no Algarve.
 
O contributo de todos os que ajudaram e ajudam a edificar o Futebol e o Futsal do Algarve, aos quais vincamos o nosso agradecimento, tem sido especialmente evidente nestes tempos de adversidade que vivemos desde 2020 e que jamais farão, apesar dos constrangimentos conhecidos, com que a AFA deixe de trabalhar em prol dos seus Filiados.
 
Assim, e já a menos de um ano de celebrarmos a honrosa marca de um século de existência, garantimos que marcaremos essa bonita data com um plano de eventos que dignifique a nossa história e a enorme dedicação e esforço dos dirigentes e que, a esta altura, não fosse a atual situação pandémica que atravessamos, já estaria em marcha de forma presencial. Não sendo possível, continuamos a procurar as melhores soluções para que tal aconteça via online já a partir desta época.
 
Até lá, continuaremos a promover Cursos de Treinadores e a tudo fazer para trazermos competências para os nossos agentes desportivos através da formação, promovendo os valores éticos pelos quais o Algarve tem sido reconhecido e de que é exemplo o recente Prémio Revelação do Cartão Branco atribuído à AFA pelo IPDJ.
 
Por outro lado, podemos desde já anunciar o lançamento de um novo sítio oficial da AFA na Internet, para além de outros projetos que estão a ser desenvolvidos, como o Futebol de Praia e a modalidade de Veteranos, sempre com um propósito bem definido: elevar a qualidade do serviço prestado a todos os nossos agentes desportivos e a todos quantos acompanham o Futebol e o Futsal do Algarve.
 
Apesar de neste momento não estarem reunidas as condições necessárias para a prática desportiva a nível regional, continuamos a diligenciar junto das entidades competentes para que possamos reatar as atividades em segurança logo que o estado de saúde pública no nosso país o permita e para que haja um reconhecimento do inquestionável papel social do desporto amador através de medidas de apoio que contribuam para a subsistência dos clubes.
 
Mantenhamos a esperança e a confiança de que em breve nos voltaremos a encontrar nos campos de barlavento a sotavento, com a alegria e o entusiasmo com que temos vivido o rolar da bola nos últimos 99 anos de história.
 
Seguimos juntos, “Com Todos e Para Todos”.​​​​​
 
 
A Direção